VII JORNADA BRASILEIRA DE TERAPIA MORFOANALÍTICA
Subjetivando o corpo, objetivando as emoções

Está obra é a compilação da sétima jornada de terapia morfoanalítica que se realizou no Brasil, na cidade de Assis em 2010.
Nos dias de hoje podemos ver um grande contingente
de pessoas assolado e devastado pela intensidade de suas emoções, sem compreender o que se passa e sem saber lidar com elas. Emoções que parecem
só atrapalhar, que turvam
a razão e paralisam o gesto ou o disparam num arco reflexo
sem possibilidade de contenção.
Paralelamente, vemos o corpo ocupando um lugar de
destaque na mídia, motivo de interesse e preocupação de muitos. Apesar disto, constatamos que os tratamentos e cuidados dispensados ao corpo estão muito longe de uma proposta de integração. Ao contrário, quase tudo o que se faz é
para alcançar padrões de beleza, saúde e perfeição, sem se levar em conta o sujeito que habita o corpo, ou melhor dizendo, o sujeito que é este corpo. O corpo-objeto desprovido de sensações e emoções é assim adestrado, malhado, recortado para ser exposto, exibido, e por conseqüência conseguir aceitação e valorização.
Ao transitar pelos corpos físico, sensorial e emocional,
a Terapia Morfoanalítica propõe a integração destas partes cindidas do ser, recuperando as vias associativas entre elas e viabilizando assim, um pensamento mais criativo e produtivo, apoiado nas sensações e nas emoções.
Ana Rita Mira