Corpo e mente em equilíbrio, com a terapia morfoanalítica.
Por Adriana Bifulco
A técnica, pouco conhecida no Brasil, foi criada na França em 1983, por Serge Peyrot. Seu princípio é que corpo e mente se complementam, influenciam um ao outro e devem ser tratados simultaneamente.
“O terapeuta morfoanalítico trabalha com o corpo e as palavras. Atualmente as pessoas sabem que os problemas podem interferir na saúde e querem ter condições para resolvê-los. Esse método acolhe o indivíduo globalmente”, garante Pierre Mignard, membro titular do Sindicato Nacional de Psicoterapeutas da França.
De acordo com Mignard as sessões, sempre semanais e que duram cerca de uma hora, começam com o paciente contando como foi seu dia, se está com dores, como anda seu relacionamento com o cônjuge, filhos, familiares. E a partir daí é criada uma linha de trabalho. “Dependendo do problema é feito um determinado tipo de massagem enquanto a pessoa vai falando”, explica. “Não é um tratamento direcionado apenas para a elite, pois todas as pessoas têm seus sofrimentos e querem evoluir”, alerta.
Há problemas que podem ser amenizados já durante a primeira sessão. Outros demoram mais tempo. “Por isso é impossível prever depois de quanto tempo o paciente terá alta”, diz.
Durante uma sessão de terapia morfoanalítica, segundo Aparecida Livorato, membro fundador da Associação Brasileira de Terapeutas Morfoanalistas e assistente de formação em Terapia Mofoanalítica no Brasil, o paciente também é acompanhado física e emocionalmente por meio de técnicas de reajustamento corporal, respiração e massagem profunda. “Também são avaliadas as formas como ele verbaliza os fatos e o conteúdo emocional de suas tensões. Nosso objetivo é reunificar a pessoa”, garante.
Quem quiser agendar uma sessão com um terapeuta morfoanalítico deve acessar o site: abtm.com.br e clicar em terapeutas associados. Na sequência, basta clicar em cima do nome do profissional para encontrar seu telefone.
Fonte: Último Segundo – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/corpo-e-mente-em-equilibrio-com-a-terapia-morfoanalitica/n1237675504599.html
Adriana Bifulco
Jornalista do site de notícias Último Segundo, agência Estado.