A Terapia Morfoanalítica num caso pós-covid19.
Martin é enfermeiro num grande hospital público da cidade. Foi vítima do Coronavírus.
Durante a fase inflamatória ficou extremamente cansado. Ainda padece de sequelas físicas e emocionais advindas deste período. Logo após ter sido declarado não – contagioso me chama para marcar uma entrevista.
Além de todos os sintomas relacionados com o Coronavírus, dificuldade respiratória, cansaço extremo, dores musculares, pele seca e dores de cabeça, Martin se sente muito frágil física e emocionalmente.
Durante a entrevista Martin me conta que se sente muito vulnerável a tal ponto que tem medo de sair na rua. Sai muito pouco e fica fechado em casa a maior parte do dia.
Na primeira sessão, durante a leitura de perfil, todas as curvas da coluna estão acentuadas, o abdômen está protruso, duro, dilatado para frente, e o tórax parece afundado. Na leitura palpatória os trapézios estão muito tensos.
Durante a massagem das costas sinto os músculos muito tensos e uma rigidez anormal/excepcional das costelas. Depois de uma massagem sensitiva longa e delicada, quando Martin volta em decúbito dorsal sua respiração está mais ampla e fluida.
Quais são suas sensações?
P- você me tirou um peso enorme das costas. Parece que tenho as ideias mais claras. E respiro muito melhor.
Na posição vertical, Martin se sente mais sólido/firme sobre seus pés, nota que sua pele retomou uma cor mais viva (sinal de circulação).
Durante varias sessões utilizo essencialmente massagens: a massagem sensitiva dos membros, a massagem abdominal e a massagem das costas.
Foi possível depois começar a introduzir o trabalho postural global, pois a princípio Martin estava demasiadamente cansado e vulnerável para realizar um trabalho ativo como esse.
Precisava ser nutrido, protegido, envolvido, aquecido, reconfortado.
As massagens permitiram reforçar as fronteiras do Eu-Pele, reconectar com seu mundo interno sensorial e emocional, e restaurar um sentimento de segurança.
Trouxeram um profundo relaxamento muscular e um estado global de serenidade e bem-estar.
A massagem abdominal permitiu soltar o diafragma, as tensões intra-abdominais e reativar o peristaltismo. Os intestinos são o “segundo cérebro emocional” e o lugar da imunidade.
A massagem permitiu reduzir a inflamação residual e favoreceu recuperar um melhor sistema defensivo.
Pouco a pouco Martin se sentia cada vez mais capaz de “enfrentar” o mundo exterior e retomar suas atividades cotidianas.
Mas foi o trabalho Postural que lhe deu a força para voltar a trabalhar no hospital. Numa sessão de postura global, enquanto estava acompanhando e ajudando as costelas na fase expiratória, de repente Martin foi invadido por uma emoção tão forte que foi impossível manter a postura.
O ajudo a descer as pernas, o cubro com um cobertor, e coloco a minha mão no abdômen. Assim acompanho sua emoção.
No final do ciclo emocional Martin diz:
“– Meu pai nunca me apoiou como você fez agora. Era muito acanhado”.
O Coronavírus não é um estado infeccioso ordinário. Altera a imunidade, asfixia/sufoca os tecidos, fragiliza o estado psico-afetivo e desequilibra todo o sistema “postural-emocional”
As técnicas da Terapia Morfoanalítica respondem às necessidades do paciente. A pele, os músculos, o sistema osteo-articular e o tecido pulmonar se beneficiam do apoio físico e psíquico do Terapeuta Morfoanalista.
No final da primeira sessão quando Martin se sente mais sólido nos seus pés e respira melhor, é porque o equilíbrio vertical oferece os pontos fixos necessários para a recuperação do movimento e da amplitude pulmonar.
Como dizia Archimedes: “dá-me um ponto fixo e serei capaz de levantar o mundo”
O diafragma se agarra nos pilares das vértebras lombares. É o músculo principal da respiração. Precisa de um ponto fixo nos corpos das vértebras lombares e de um apoio na massa visceral abdominal para abrir as costelas baixas e toda a parte inferior do tórax, e assim poder realizar uma respiração de meia amplitude sem esforço e sem compensação.
Este trabalho de equilibração de todo o sistema osteo-articular, dos músculos da estática e do sistema aponeurótico se revela particularmente importante. Procuramos o reajuste postural no corpo inteiro, mas particularmente na região pélvica e lombar.
Quando o corpo memória e o corpo emocional se manifestam durante o trabalho postural e respiratório, estamos no coração dos vínculos psique-soma. Essa integração dos corpos real, sensorial e emocional é uma especificidade da Terapia Morfoanalítica.
Quando a pele retoma suas cores é sinal que a massagem conseguiu oxigenar os tecidos. A anóxia tissular é uma das características fisio-patológicas da Covid-19 que bloqueia o transporte da hemoglobina no sangue. O que faz deste vírus ao mesmo tempo um vírus pulmonar e hematológico.
Entendemos melhor porque as massagens têm uma grande importância no processo de recuperação e porque o trabalho postural ativo suave e sem esforço foi benéfico para Martin.
Como o expressa Martin no final do trabalho postural, o paciente pode se apoiar física e psiquicamente no seu terapeuta. Este apoio é muito mais necessário quando a vulnerabilidade reativada no presente pelo Coronavírus, faz eco e ressoa num passado que sofre de faltas de identificação. Em outras palavras as falhas da estrutura psico-emocional amplificam os sintomas atuais.
A maioria dos pacientes contaminados pelo Coronavírus não saem ileso, mas poucos se atrevem a bater na porta do Terapeuta Morfoanalista para pedir ajuda. Que estejamos prontos para acolhê-los!
De maneira geral o quadro clínico dos pacientes pós– Covid19 é muito diferente em função de cada individuo. É necessário conservar uma escuta global e um olhar novo e neutro desde a primeira entrevista e desde a primeira leitura-contato em pé.
Imagens: https://www.latimes.com/world-nation/story/2020-04-09/sketches-from-the-coronavirus-fight
Pierre Mignard
Terapeuta Morfoanalista - França